Espaço destinado para a divulgação do Circolo Vicentini nel Mondo de Erechim e oportunizar a troca de informações entre os os seus associados e simpatizantes espalhados pelo mundo.
Ana Paula Piazzetta Tonin é natural de Getúlio Vargas, RS, filha de Adolfo Tonin e Ivani Piazzetta Tonin. É professora do Curso de Língua e Cultura Italiana ACIRS/FAINORS em Erechim e Getúlio Vargas.
Mariane Zanella é natural de Erechim, RS, filha de Eloi e Linir Chiarello Zanella.
Ambas são graduadas em Direito pela URI - Universidade Regional Integrada e foram selecionadas para participar do " Corso di Economia e Diritto Internazionale" - em Vicenza, no período de 02 a 27 ottobre 2006.
São nossos jovens aproveitando as oportunidades que o Ente oferece.
A arquiteta Sandra Petry, formada pela UFRGS em 2005, nascida em Erechim-RS, filha de Odilon e Erna, alunos do Curso de Língua e Cultura Italiana ACIRS/FAINORS, participa do 48° Corso Architettura " Incontro con Palladio" em Vicenza, Itália nos meses de agosto/setembro de 2006.
Os seus avós paternos são originários de Montegaldella.
Elga e Faustino Pagliosa, associados do Ente Vicentini nel Mondo Erechim, foram agraciados com uma viagem de descanso de 02 semanas na conhecida praia de Caorle, próxima a Veneza, na Itália, num programa chamado Soggiorni Climatici.
Este evento ocorreu entre abril/maio de 2006.
É o Ente Vicentini, trabalhando para que seus associados possam usufruir das oportunidades que nos são apresentadas.
O Circolo Vicentini nel Mondo - Erechim foi criado por um grupo de vicentinos, unidos pelo amor às tradições de raízes de seus antepassados.
A associação foi instalada solenemente no dia 03 de Março de 2003, com a presença da Sra. Manuela Dal Lago, presidente da Província de Vicenza e vice-presidente da Ente Vicentini nel Mondo, dos assessores Leone Battilotti, Tonino Assirelli, Recco Battistella, Wlater Formaton entre outros. Também estavam presentes o Prefeito Municipal de Erechim Eloi João Zanella, a Sra. Mara Regina Roesler, Reitora da URI e um grande número de descendentes de italianos.
O Circolo conta hoje com aproximadamente 50 associados, todos de origem vicentina, e tenta reencontrar o seu proóprio caminho ao ir de encontro aos seus descendentes, à sua própria gente, esteja ela onde estiver.